O que é?
A incontinência urinária consiste na dificuldade em segurar a urina, fazendo com que haja perda involuntária dela. Apesar de acometer tanto homens quanto mulheres, é mais comum no segundo grupo, principalmente após os 50 anos. A doença pode ser dividida em duas: a incontinência de esforço e a de urgência.
A incontinência urinária de esforço ocorre quando há perda de urina durante algum esforço ou movimento, como tossir, espirrar ou até mesmo durante atividade física. Já o tipo de urgência é quando há perda durante atividades cotidianas, ou após surgir a necessidade de urinar.
Quais os fatores de risco para a incontinência urinária?
Por se tratar de uma doença muito comum em mulheres, a gravidez é um dos fatores de risco, principalmente em gestantes que tiveram parto normal. Apesar disso, outros fatores podem incluir:
Doenças neurológicas, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC);
Doença de Parkinson;
Obesidade;
Diabetes;
Infecções urinárias.
![Tratamento para incontinência urinária na Asa Sul | Dr. Gilvan Furtado](https://drgilvanfurtado.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Quais-os-fatores-de-risco-para-a-incontinencia-urinaria.png)
Tratamento para incontinência urinária
A principal forma de tratamento para a incontinência urinária é a cirurgia de Sling, que consiste no reposicionamento de um tecido sintético na região ao redor da uretra e da bexiga. Com isso, é possível uma cicatrização do local. Além da cirurgia, é indicado que os pacientes realizem exercícios para fortalecer a musculatura pélvica.