A cirurgia robótica é conhecida como um avanço da cirurgia laparoscópica, apesar de ambas as técnicas serem minimamente invasivas. Isso porque ela utiliza os mesmo métodos, mas com o diferencial de contar com a ajuda de um robô para realizar os procedimentos.
Enquanto na cirurgia laparoscópica o médico usa finos instrumentos para realizar pequenas incisões no pacientes, na robótica, o cirurgião conduz os braços de um robô, por meio de um console, para fazer a cirurgia.
Funciona assim: o médico senta-se em um aparelho onde estão os controles dos braços robóticos e a câmera, que permite a visualização da área operada, e a partir daí controla todos os movimentos do robô. Por isso, não há com o que se preocupar, o robô só irá obedecer aos comandos do cirurgião.
Na Urologia, a cirurgia robótica tem feito grandes avanços e sendo cada vez mais utilizada. O motivo disso são os seus benefícios, tanto para o paciente quanto para o médico. Para descobrir quais são, continue na leitura.
Benefícios da cirurgia robótica
Como falamos, são diversas as vantagens dessa técnica moderna na medicina, e principalmente na Urologia. Vamos descobrir quais são.
Enquanto na cirurgia aberta (tradicional) e na laparoscópica o médico pode enfrentar problemas de tremores humanos, na cirurgia robótica isso é anulado, pois os braços são controlados pelo cirurgião e param assim que ele para. Com isso, o paciente tem menor chance de ter algum sangramento inesperado ou alguma complicação.
Outros benefícios da cirurgia robótica para os pacientes incluem:
- Menos tempo de cirurgia;
- Redução da dor durante o pós-operatório;
- Retorno mais rápido às suas atividades diárias;
- Perda de sangue reduzida durante a cirurgia;
- Tempo mínimo de internação.
Além disso, a cirurgia robótica também tem a vantagem de ser um procedimento altamente eficaz, pois as imagens transmitidas para o médico são em alta definição e tridimensional, ou seja, ampla. Por essa razão, a cirurgia robótica tem sido o futuro da medicina e o futuro das cirurgias modernas.
Cirurgia robótica em Brasília
O Dr. Gilvan Furtado é médico graduado na Universidade do Planalto Central (UNICEPLAC) e realizou sua Residência Médica em Urologia, no Hospital de Base do DF, e em Cirurgia Geral, no Hospital Regional do Gama. É pós-graduado em Uro-oncologia, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-graduado com latu sensu em Cirurgia Minimamente Invasiva (Laparoscópica e Robótica), pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio Libânes, em São Paulo.